fbpx

exames cardiológicos

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta muito útil nos consultórios, emergências e UTIs, pois trata-se de um exame rápido, barato e de fácil transmissão.
 
O ECG é um exame que registra, em gráficos, a atividade elétrica proveniente do coração, captada através da colocação de eletrodos aplicados na pele do paciente.
 
Orientações:
  • Mulheres: Não ir de vestido no dia do exame.
  • Homens: Poderá ser necessário a tricotomia (retirada dos pelos) da região do tórax. Este procedimento será realizado pela enfermagem antes do exame.

 

Não há preparo específico para o exame.

 

MAPA

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é um método que permite avaliar a PA durante 24 horas ou mais, possibilitando a identificação das alterações circadianas.  O paciente realiza suas atividades diárias enquanto a PA é medida indiretamente e de forma periódica (geralmente a cada 10 min durante o dia e a cada 20 min a noite). Bastante útil para avaliar a PA durante o sono.

A MAPA é recomendada para o diagnóstico e avaliação de HAS do avental branco e para HAS mascarada. Para essas classificações, é importante ressaltar que utilizamos valores da média da PA de 24 horas.

As indicações para a realização da MAPA são: suspeita de hipertensão do avental branco, identificação do efeito do avental branco, suspeita de HAS mascarada, investigação de hipotensão, confirmação de HAS resistente, avaliação do descenso noturno e discordância entre a medida de consultório e de domicílio.

Os valores para MAPA foram modificados pelas novas diretrizes.

Agora consideramos anormal medidas de PA de:

–  24 horas ≥ 130/80 mmHg

– vigília ≥ 135/85 mmHg

– sono ≥ 120/70 mmHg

Fonte: https://cardiopapers.com.br/nova-diretriz-de-has-quais-sao-o-novos-valores-para-a-mapa/

HOLTER

Nas arritmias cardíacas, nem sempre é possível detectar algum problema em curtos espaços de tempo. Para resolver esse entrave, existe o sistema Holter, que monitora o paciente realizando a gravação de um exame eletrocardiograma portátil, de maneira contínua, no período de 24 horas até 168 horas (7 dias).

Para que serve

O Holter é indicado na avaliação cardiológica geral e pode ser utilizado adicionalmente no estudo de:

  • Distúrbios do ritmo cardíaco;
  • Bloqueios cardíacos;
  • Comportamento do coração durante atividades físicas;
  • Isquemia transitória (doença nas artérias do coração);
  • Resposta aos medicamentos;
  • Comportamento dos marca-passos e desfibriladores;
  • Comportamento do intervalo QT (síndromes genéticas e intoxicações);
  • Comportamento do sistema nervoso autônomo.

Como é feito

O exame pode ser realizado no HCor Diagnóstico (unidades Paraíso e Cidade Jardim) e tem início com a instalação do microgravador de Holter no paciente, feita por meio da colocação de eletrodos adesivos ao corpo em pontos específicos do tórax. Podem ser 5, 7 ou 10 eletrodos, dependendo do tipo do exame realizado. O paciente recebe também um diário para anotar as principais atividades do dia e os eventuais sintomas sentidos no período em que está sendo monitorado.

Após a instalação, o paciente é liberado para seguir sua rotina diária normal e todo comportamento da atividade elétrica do coração no período da monitoração ficará registrado no gravador e será a matéria-prima básica para a avaliação médica.

A análise e interpretação do exame são realizadas em computadores dedicados, com softwares específicos de última geração e por médicos especializados, que emitem relatórios detalhados dos registros. A gravação é contínua, e assim, qualquer alteração pode ser detectada, mesmo que o paciente não apresente sintomas prévios.

Preparo e contraindicações

Os antigos aparelhos gravavam as informações em fitas cassete e os aparelhos utilizados atualmente registram tudo em flashcard (cartões de memória). O Serviço de Arritmias do HCor está equipado com gravadores digitais de última geração e extremamente pequenos e leves. Além disso, não produzem nenhum tipo de ruído, por não serem fabricados com partes mecânicas. Não há preparo específico e nem contraindicação para a realização do Holter.

O Serviço de Arritmias do HCor, que engloba os serviços de eletrofisiologia e marca-passos, é o mais completo do país. Abrange tanto o tratamento das bradiarritmias (coração com batida mais lenta) quanto o das taquiarritmias (coração anormalmente acelerado), auxiliando no retorno do batimento cardíaco à sua condição normal com o uso da mais alta tecnologia existente na atualidade.

Um dos grandes diferenciais deste serviço é a larga experiência no diagnóstico e tratamento de arritmias nas crianças, desde a vida intrauterina até a adolescência e por toda a vida, permitindo um acompanhamento seguro desses pacientes.

Fonte: https://www.hcor.com.br/exames-e-consultas/exames-diagnosticos/holter/

TESTE ERGOMÉTRICO

A Ergonometria também conhecido como teste ergométrico, é realizada para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando o paciente é submetido a esforço físico gradualmente crescente, realizado em esteira rolante.

São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Os principais objetivos e indicações são amplos, desde testes para diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária, até avaliação da capacidade funcional cardiorrespiratória;

  • Detecção de arritmias
  • Detecção anormalidades da pressão arterial
  • Investigação de isquemia miocárdica
  • Avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida
  • Prescrição de exercícios físicos

 

Para a realização do exame, existem algumas indicações que devem ser seguidas:

  • No dia do exame, após o banho, não devem ser utilizados cremes, pomadas ou gel, além da pessoa ir ou levar uma roupa confortável como agasalho e tênis.
  • O cigarro deve ser retirado 2 horas antes e 1 hora após o exame e a alimentação deve ser normal 2 horas antes do exame ou leve até 1 hora antes.
  • É importante ressaltar que o exame não deve ser feito em jejum e os medicamentos só devem ser suspensos se o médico achar necessário.

 

Como é feito o exame?

Inicialmente deve ser coletado todos os dados do paciente e descritos no pedido médico para ser definida a indicação do exame, afastar contraindicações e estabelecer o protocolo ideal de esforço para cada paciente.

Em seguida são colocados 10 eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. O paciente é colocado então na esteira rolante iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido.

O exame será interrompido caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco.

Traçados eletrocardiográficos e medida da pressão arterial serão registrados antes do esforço, ao final de cada etapa do exercício e regularmente na recuperação.

Fonte: https://www.hcor.com.br/exames-e-consultas/exames-diagnosticos/holter/

WeCreativez WhatsApp Support
Entre em contato conosco
Vamos cuidar da sua saúde hoje?